Tel: (13) 3222.3311 13 98128.0434

Escovar bem os dentes não significa escovar com força!

Dicas

Normalmente os dentistas recomendam escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, e isso é importante para preservar a saúde bucal. Mas é muito importante explicar de que forma você deve praticar esse hábito. A escovação ideal precisa ser feita de maneira suave e sem pressa. Se você, normalmente, coloca muita força nesse ritual, pode até parecer que dessa forma esteja caprichando na higiene, mas, na verdade, todo esse esforço acaba refletindo em uma série de problemas, como a sensibilidade dentária e retração gengival. Pensando nisso, separamos esses e outros motivos para acabar com essa mania de vez.

SENSIBILIDADE DENTÁRIA

Praticar o exagero não faz bem, principalmente quando falamos de higiene bucal. Nessa hora o importante é manter o equilíbrio para não fazer uma escovação muito forçada. Pôr intensidade neste hábito, constantemente, só ajuda a desgastar o esmalte dentário, deixando a dentina exposta. Dessa forma qualquer alimento e bebida muito quentes ou gelados podem causar sensibilidade dentária. Mude de atitude e traga leveza para esse momento.

IRRITAÇÃO DA GENGIVA

Uma gengiva saudável precisa ter aparência clarinha e textura lisa. Quando aplicamos muita força na escovação, esse tecido tende a ficar vermelho, dolorido e irritado. Dificultando até mesmo para escovar os dentes outras vezes. Uma possibilidade de romper esse hábito agressivo, é adquirir uma escova de dente elétrica, muitas têm a função de controlar a força durante a higiene e ainda possuem cerdas macias e arredondadas, proporcionando uma massagem para seus dentes e gengiva.

MACHUCAR A BOCHECHA E OS LÁBIOS

A pressa é inimiga de uma boa escovação. Quando estamos sem tempo e fazemos muita força na higiene, esse ritual pode deixar muitas marcas na sua boca. Você perde o controle dos movimentos e a cabeça da escova acaba machucando, além da gengiva, seus lábios e bochechas. 

RETRAÇÃO GENGIVAL

Notar que um dente seu está maior do que os outros é um sinal de retração gengival. Esse problema é causado por muitos fatores, como a periodontite, mas uma escovação forte também acaba retraindo a gengiva. A partir daí, outras complicações surgem, como a sensibilidade dentária, o mau hálito e muita dor na região. É possível impedir todos esses incômodos fazendo uma higiene bucal leve. Não é a força que faz deste ritual eficiente, mas, sim, o tempo e os movimentos realizados.

Por isso recomendamos muito cuidado na higienização dentária, se você tem alguma dúvida a respeito consulte um dentista. Aqui na La Santé Clínica, você encontra especialistas em todas as áreas da odontologia, dentistas capacitados a atender você e a sua familia em ortodontia, implantodontia, periodontia, cirurgia, estética dental e odontopediatria por exemplo. Além disso a nossa clínica Odontológia disponibiliza uma extrutura referência na baixada santista, com os melhores materiais e os tratamentos mais modernos do mercado (aparelhos ortodônticos estéticos, Invisalign, Bichectomia, aplicação de Botox, laserterapia, Implantes dentários, aparelhos autoligados, lentes de contato dentárias e muito mais...)  Por isso, se você precisar de dentista em Santos, ou na baixada Santista, procure a La Santé Clínica - Odontologia e Saúde, aqui tratamos da sua saúde proporcionando o seu melhor sorriso.

Curtiu? Espalhe
Comente


Agende sua consulta
de avaliação
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
atendimento@lasanteclinica.com.br
13 3222.3311
13 98128.0434
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.